terça-feira, 30 de julho de 2013

Meu primeiro aninho !! Maria Fernanda (uma pessoa muito especial fez p mim) AMEI!!!!

Saber ou não o sexo do bebê.

Por Ana Flora Toledo
Do Bolsa de Bebê

Decidir o nome, escolher a decoração do quartinho, as roupinhas. Quando engravida, a mulher passa por momentos de ansiedade até poder saber o sexo do bebê e planejar tudo isso. Embora a curiosidade seja grande para a maioria, existem mamães que preferem continuar com o mistério até a hora do parto.

A decisão pode acontecer na oitava semana, quando um exame de sangue detecta se o bebê é menino ou menina, ou entre a 15ª e a 18ª semana de gestação, por meio do ultrassom, dependendo da posição do pequeno na barriga. A psicóloga perinatal Rosângele Monteiro ajuda a entender melhor cada uma das opções.
“As mães escolhem saber o sexo do bebê alegando que isso as ajuda na confecção do enxoval e do quarto. Mas na verdade, do ponto de vista emocional, já estão lidando com seus desejos, muitas vezes inconscientes, quanto ao sexo do bebê. Além disso, existe diferença entre ser pai e mãe de menino ou menina, pois a relação, o comportamento e a dinâmica são muito diferentes para cada sexo. As famílias que optam por saber o sexo antes do parto buscam, desde a gestação, construir uma forma de relação com o bebê pautada em uma realidade já conhecida”, analisa.
Por outro lado, quem opta pela surpresa cria essa relação com o bebê de forma a reverenciar o que o feto já é, o que já está se formando dentro da barriga, e não o que ele será no futuro. “São formas diferentes de lidar com a mesma questão. Cada família vai fazer uso da possibilidade de saber o sexo do seu bebê da maneira que achar melhor, e essa escolha acabará revelando peculiaridades de relacionamento da família com o neném”.
O mais importante é que o casal esteja preparado para essa nova fase. “Não é possível afirmar se é bom ou não saber o sexo do bebê. Cada família precisa fazer a escolha pautada em suas necessidades, de modo a viver o processo da maternidade e paternidade conscientemente. A preparação para a maternidade e paternidade tem como objetivo tornar esses processos da vida mais conscientes, podendo vivê-los de maneira mais equilibrada e harmônica. Tornar-se pai e mãe representa uma importante fase do desenvolvimento psicológico do ser humano”, finaliza.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...